Cantor ícone do soul, Billy Paul, morre aos 81 anos nos Estados Unidos

Ricardo Leal      terça-feira, 26 de abril de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Morreu neste domingo (24) nos Estados Unidos, aos 81 anos, o cantor Billy Paul, um dos maiores nomes da música soul americana. A informação foi publicada no site oficial do artista. Billy Paul estava com câncer e morreu em casa, no estado de Nova Jersey.

O cantor ficou conhecido no mundo todo pela voz grave e marcante e por sua contribuição para o desenvolvimento do rythm and blues moderno

Nascido Paul Williams em 1º de dezembro de 1934 em Filadélfia, Billy Paul começou a carreira com apenas 11 anos.

Na juventude, o cantor se apresentava em clubes e universidades ao lado de várias lendas do jazz e do soul, incluindo Charlie "Bird" Parker, Nina Simone, Miles Davis e Roberta Flack.

Um dos maiores sucessos de Billy Paul é "Me and Mrs Jones", de 1972. A canção foi número um na "Billboard Hot 100 e R&B" e recebeu um Grammy.

A música é sobre uma aventura extraconjugal e foi regravada por vários artistas, como a dupla Hall and Oates e o crooner Michael Buble.

Mas. em uma decisão comercialmente desastrosa, Billy decidiu lançar na sequência uma música totalmente distinta chamada "Am I black enough for you?" ("Sou negro o suficiente para você?"), com um tom mais funk e referências ao movimento radical Black Power.

"Esta canção estava à frente de seu tempo", afirmou o artista muitos anos depois. "Agora é muito popular. Recuperou o tempo perdido, agora temos um presidente negro", disse mais tarde, em referência a Barack Obama.

O primeiro álbum de Billy Paul, "Fellin' good at the Cadillac Club" foi lançado em 1968. Ao todo, Paul lançou 15 discos entre 1968 e 1988.

 

billy paul (Foto: Divulgação)Billy Paul (Foto: Divulgação)
Fonte: G1

Comentários

Pensamento do dia


Entrevista


Clipe em destak


Parceiros


Ferramenta ideal para seu sucesso online

Baixe sua cópia gratuita!


Curta nosso Facebook

     Categorias